Os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecedem Sócrates, viveram na Grécia Antiga e desenvolveram seus pensamentos antes de Sócrates buscavam explicarem tudo através da razão e do conhecimento científico. Seus objetivos eram de construir uma cosmologia (Ciência cujo objeto é o estudo das leis que rege o mundo físico) que explicasse o racional e as características do universo para substituir a cosmogonia que se baseava em mitos para explicar a origem do universo.
Dentre os principais filósofos se destacaram:
Tales de Mileto (+ ou- 640-Anaximandro de Mileto (610-
Anaxímenes de Mileto (588-
Heráclito (540-480a.C.). Pertencia à aristocracia local. Chamado de “o obscuro”, pelo estilo hermético de sua obra, da qual restaram pequenos trechos dos escritos. A teoria dos opostos O mundo é um equilíbrio de tendência opostas que apesar de apontarem para direções contraria são na verdade idênticas. Seu objetivo é ético-político, não “científico” como o dos filósofos da natureza (não segue a linha de Tales).
-“Todo acontecer é regido por leis universais” (para Heráclito: no sentido normativo de deveres comuns, não no sentido da teoria das invariações).
“-” Unidade na diversidade” (identidade e invariação das coisas no rio (fluxo) de suas transformações: “Nunca podes entrar no mesmo rio pela segunda vez”. O rio pode ser identificado como o mesmo, embora que sempre haja transformações de situações, circunstâncias e coisas.
Parmênides (século V a.C.). Pertenceu a família socialmente privilegiada e foi influenciado pela escola de Pitágoras. Escreveu um poema, “Da Natureza”, o qual não chegou inteiro à posteridade. “O conhecimento se dá por dois caminhos, o da certeza e o da ilusão”. Parmênides introduz a idéia de que o que é contrário a si mesmo, ou se torna o contrário do que era não pode existir, não pode ser pensado nem dito por que é contraditório, e a contradição é o impensável e o indizível, uma vez que uma coisa que se torne oposta de si mesma destrói-se a si mesma, torna-se nada.
Correntes Filosóficas
São diferentes critérios e métodos para aquisição do "conhecimento verdadeiro”. Algumas Correntes Filosoficas:
Racionalismo não admite outra autoridade que não seja a da razão, e procura tudo explicar por meio dela, sistema segundo o qual as idéias provem da razão e não da experiência.
Empirismo defendem que todas as idéias humanas são provenientes dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), o que significa que têm origem na experiência.
Idealismo são os que consideram a razão e a experiência como o principio do conhecimento e do ser.
Helenismo marcado pelo rompimento de fronteiras entre países e culturas. Na religião houve uma mistura de diferentes experiências culturais; e a filosofia dos pré-socráticos e de Sócrates, Platão e Aristóteles serviu como fonte de inspiração para diferentes correntes filosóficas as quais veremos algumas agora.
Cínicos A filosofia cínica foi fundada em Atenas por Antístenes por volta de
Estóicos Os estóicos consideravam as pessoas como parte de uma mesma razão universal e isto levou à idéia de um direito universalmente válido, inclusive para os escravos. Interessavam-se pela convivência em sociedade, por política e acreditavam que os processos naturais eram regidos pelas leis da natureza e por isso o homem deveria aceitar seu destino.
Neoplatonismo Foi a mais importante corrente filosófica da Antigüidade. Ela foi inspirada
Misticismo Acreditava que o "eu" que conhecemos não é nosso "eu" verdadeiro e os místicos procuravam conhecer um "eu" maior que pode possuir várias denominações: No entanto, para chegar a esse estado de plenitude, é preciso passar por um caminho de purificação e iluminação através de uma vida simples. Encontram-se tendências místicas nas maiorias religiões do mundo.
2 comentários:
obrigada pela pesquisa
meu trabalho vai ficar bem legal
valeu
valew me ajudouuu muitoooo
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