quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Aristóteles


Aristóteles nasceu na cidade de Estagira colônia grega da Trácia a aproximadamente 320 km de Atenas, filho de Nicómaco, um médico.

Aos 17 anos mudou-se para Atenas e ingressou na Academia de Platão onde permaneceu por vinte anos, até a morte do mestre.

Mais tarde foi convidado pelo Rei Felipe para a corte da Macedônia, como instrutor de seu filho o príncipe Alexandre (“O Grande”), onde permaneceu por três anos até a expedição asiática. Após treze anos a morte de Platão, Aristóteles volta a Atenas e funda sua escola o nome é Liceu. Essa escola seria herdeira e rival da Academia de Platão.

Aristóteles diferencia seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Para ele o nosso conhecimento vai se formando através da acumulação das informações trazidas de todos os graus.

Para Aristóteles, quando reconhecemos as coisas, nós as ordenamos em diferentes grupos ou categorias. Por exemplo, vejo um cavalo hoje, outro amanhã e outro depois de amanhã. Os cavalos não são exatamente iguais, mas há alguma coisa que é comum a todos os cavalos. E esta coisa que é comum a todos os cavalos é a forma do cavalo. Tudo o que é distinto ou individual pertence à substância do cavalo.

Das cento e vinte obras de Aristóteles quarenta chegaram até hoje. Os livros fundamentais são: Retórica, Ética a Nicômaco, Ética a Eudemo, Orgânon, Primeiros Analíticos, Segundos Analíticos, Física, Metafísica, Sobre o Céu, Crescimento e Decadência, Sobre a Alma, As partes dos animais, Política, entre outros.




Frase de Aristóteles:

"O amor é o sentimento dos seres imperfeitos,
posto que a função do amor é levar
o ser humano à perfeição"



Nenhum comentário: