quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Formação das Coletividades.

Um ser humano começa a fazer parte da sociedade, desde que nasce ele é apenas um ser vivo, sem nenhuma cultura. Enquanto o indivíduo viver ele estará sempre se interagindo com a sociedade.
Para se interagir com o grupo de referencia o indivíduo devera aprender os valores, a regras sócias, consideradas corretas pelo grupo, ou seja, se adequar às regras pré-estabelecidas pelos outros individuo que já fazem parte do grupo social, muita dessas regras são passadas de uma pessoa para outra ao longo dos tempos onde se cria uma tradição. Alguns grupos são mais seletos não aceitam quaisquer individuo em seu meio, porém vale lembrar de que novos grupos são criados a todo o momento em nossa sociedade. Assim quando um indivíduo passa ter patrimônio cultural relativo a determinado grupo social ele estará potencializado para se interagir com este grupo, por isso cada grupo tem seu papel considerado importante para a sociedade.
Os padrões de comportamento que um indivíduo. Por vezes vou indicar a qual grupo social ele pertence, um indivíduo pode pertencer a vários grupos sociais, o primeiro grupo que o individuo pertencem é a família, lembrando que a família se encaixa em um grupo ou uma classe. Considerando que na vida social, dependemos do conhecimento desses grupos: família e a religião esses são um dos principais grupos:Família: a família é formada por varias pessoas, quando duas pessoas se relacionam gerando descendentes saudáveis. Transmitindo valores passados de geração em geração, os grupos familiares são responsáveis pela formação e capacitação do ser que acaba de nascer, orientando-o para no futuro forma sua família completando o ciclo.
Grupo Social é formado por grupos que representam a estrutura econômica, ou seja, classe A, classe B e classe C:
Classe A (alta) é representada pelos mais favorecidos, e que tem condição de vida melhor, tem condição de adquirir mais conforto a sua família. As pessoas que tem estudo superior e que ganha um salário, e que possui uma alta quantia de dinheiro reservado.
Classe B (media) é representada pelas pessoas que tem menor poder aquisitivo do que os indivíduos da classe A. Ela esta entre a classe A e a classe C, do ponto de vista capitalista a classe B não tem o suficiente para si, mas subsistencialmente falando a classe B tem o suficiente para levar uma vida tranqüila e garantir sua bubsistencia, onde o individuo é alfabetizado e instruído para também se inserir nos grupos sociais podendo assim chegar também à classe A. Possibilitando e facilitando o engesso em uma faculdade e assim aprimorar seu conhecimento dando estrutura para a sociedade.
Classe C (baixa) é representada por pessoas de baixa renda, ou seja, “os pobres”, pessoas que vivem sem muito conforto. Mas conseguem sobreviver e dar o mínimo necessário para os membros da família onde o meio mais fácil de mudar de classe é através dos estudos, a classe C está um pouco abaixo da B, porem seus indivíduos são tão produtivos quanto aos outros.
Classe abaixo da linha da pobreza: são pessoas que por um motivo ou outro não conseguiram ingressar nos grupos ou classes sociais acima citados mantendo os em condições de miséria não conseguindo emprego, sem acesso à escola, informação e cultura essas pessoas vivem alienadas na sociedade, não conseguem se quer alimentos para sua subsistência dificilmente um membro desse grupo vai conseguir quebrar esse ciclo de miséria.Religião: geralmente esse grupo se forma paralelamente ao familiar, mas cada indivíduo faz sua opção depois de adulto, existem varias religiões elas podem monoteístas ou não, outras adoram animais ou divindades como por ex: O Buda, também a quem não acredita em um ser superior são os chamados ateus.


Acadêmico: Adriano santos de Souza.

Nenhum comentário: