segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DOS MORADORES DE RUA.

A AAMOR teve início quando a Anadir Carvalho Francisco (mentora do trabalho), ao deslocar se para a igreja na madrugada, na qual era responsável de abrir a igreja, deparava com os moradores de rua dormindo nas calçadas, praça, e até mesmo na frente da igreja. Então a mesma teve a idéia de fundar uma Associação que pudesse acolher essas pessoas.
Começaram servindo as refeições nos locais onde os moradores de rua se juntavam, porém não era aceito pela população, sendo expulso de vários lugares; passaram então a servir as refeições no local onde era instalada a antiga feira Municipal próximo ao centro da cidade, mesmo com as críticas deram continuidade em seu trabalho; com o passar do tempo conseguiu o apoio da prefeitura no aluguel do prédio onde esta localizada a sede da Associação.
Esse trabalho vem sendo desenvolvido há dois anos e meio e o nome da associação (AAMOR), não tem uma origem muito específica, deve - se ao fato de doar as essas pessoas um pouco de afeto, amor, palavras de compreensão, e acima de tudo uma refeição digna. Tem como objetivo proporcionar momentos de interação entre as pessoas que freqüentam a AAMOR, visando os peões que trabalharam e trabalham na região, e que hoje tem grande dificuldade de encontrar trabalho. Devido há vários motivos eles ficam ai a mercê porque ninguém oferece serviço e não tem o que comer. E também proporcionar momentos de lazer e interatividade através dos recursos áudios visuais. Há um vínculo entre empregado e empregador.
Atualmente estão cadastrados cerca de 40 assistidos. São servidos em média 140 refeições diariamente, não havendo um cardápio definido, pois nem sempre tem os ingredientes à disposição.Em caso de saúde, encaminhamos o morador ao Hospital Municipal de Juara e ao PAM (Posto de Assistência Médica). Havendo necessidade de medicamentos que não é encontrado no SUS é adquirido em farmácia com ajuda da igreja e da própria associação.Os moradores de rua não recebem apenas alimentação, mas sim roupas, calçados, cobertores, entre outros.
A AAMOR não se preocupa apenas com moradores de rua, mas também com famílias carentes da cidade ou vindas de outras regiões. Com a ajuda do Fórum os assistidos conseguiram a segunda via dos documentos pessoais.
As ajudas recebidas são vindas das Transações Penais Advindas do Fórum da Comarca de JUARA-MT, Assistência Social, Comunidade Juarense e Prefeitura Municipal de Juara.
Há em vista um projeto de uma construção para uma nova sede, com local amplo, com dormitórios, espaço de lazer, terapia ocupacional e etc.
A sociedade pode contribuir voluntariamente ou financeiramente para que este projeto siga adiante.



Acadêmica: Josélia Pereira da Silva.


Nenhum comentário: