segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Antropologia.

Devemo-nos perguntar qual é a origem do homem! Simplesmente falando a antropologia é o estudo do homem, porque ela estuda a ciência da humanidade e seus interesses são de conhecer a espécie humana de forma cientifica para se conhecer cada cultura, suas formas de sociedade, costumes, etc. Visando compreender o conhecimento absorvido sobre a nossa espécie para que possamos entender nossas origens.

Os antropólogos físicos atuam quase que como arqueólogos ou anatomistas, analisam os fósseis de esqueletos humanos, para se saber qual a descendência do fóssil, por exemplo, (maias, índios, múmias e outros).
As analises são feitas através de uma técnica aonde é possível classificar os fosseis, essa técnica é realizada através do Carbono 14, que também é conhecido como “Relógio de Carbono”.
Os antropólogos físicos analisam anatomicamente os fosseis, compara sua estrutura física com as estruturas atualmente existentes, para se c
omparar as mudanças genéticas culturais, sociais e de outras atividades.
Resumidamente falando à antropologia vem das seguintes palavras: (anthropus, homem; logos, estudo). A antropologia estuda o ser humano e tudo que em seu redor faz parte de suas as atividades.

Antropologia Física.
Podemos chamar de antropologia biológica ou física, o ramo que procura respostas sobre a natureza física do ser humano a partir de estudos físicos começa a compreender e a conhecer as origens e as evoluções que os homens vêm desenvolvendo como, por exemplo, sua estrutura corporal, óssea seu porte físico sua cor de pele, estudam tanto a civilização antigas quanto as atuais.

Hoje a antropologia física esta dividida em cinco:
A primeira é a Paleontologia, que estuda o surgimento do ser humano e sua evolução como este estudo é feito através de fósseis de outras épocas de homens moderno dos primatas.
A somatologia descreve a incrível variedade
existente do homem, tanto suas diferenças físicas, quanto o sexo, a adaptação em determinado ambiente, tipo sanguíneo e seu metabolismo em geral.
Raciologia ás misturas raciais para se classificar a espéc
ie humana, por exemplo, atividades em que uma determinada raça tenha mais habilidade que outra como a de percorrer grande distancia sem se desgastar facilmente, suportar altas temperaturas e muitas outras.
Antropometria, medidas que são feitos do crânio fêmur e outros membros do corpo humano. São feitas através de instrumentos próprios como o antropôm
etro (paquímetro) que é um dos mais utilizados porque consegue dar medidas mais precisas.
E os Estudos Comparativos do Crescimento, que estuda a nossa maturidade sexual, tanto física como psicologia, as nossas alimentações, exercícios físicos etc.

Antropologia Cultural.
Dentro da antropologia esse é o mais amplo campo da ciência antropológica, estuda a cultura do ser humano de onde se originou como desenvolvem seus conhecimento e o comportamento.
Estuda a cultura de nossos antepassados até os dias atuais que assim como antes, as culturas de hoje também serão passadas aos nossos futuros de
scendentes para que eles possam desenvolver novas técnicas como, por exemplo, a do estudo, hoje em dia quando vamos à escola ou a universidade estudamos com livros, apostilas, caderno caneta, mais daqui a dez anos como será os estudos?
Com certeza será bem mais desenvolvido que o estudo de hoje, mas temos um, porém, na medida em que avançamos as técnicas também nos afastam d
e muitas coisas, e causam muitos conflitos.

Arqueologia.

Arqueologia é a disciplina que estuda a cultura material de sociedades que tem escrita ou não. É um ramo da ciência que possibilita ao pesquisador estudar, conhecer e reconstituir o modo de vida das sociedades coloniais e pré-coloniais.
A palavra arqueologia tem origem grega, em que Archaios significa passado / antigo e, Logos significa ciência/estudo. Somando-se estas duas palavras, podemos definir a Arqueologia como a ciência que estuda o passado.

A partir desta ciência, o arqueólogo pesquisador que estuda a arqueologia identifica objetos que pertenceram aos povos do passado, como: fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca restos de alimentos, ossos, restos de habitações, dentre outros achados.

Etnografia.
É através dela que se descreve a sociedade humana, ela analisa os grupos humanos escolhidas por alguma razão visando reconstituir a vida de cada me
mbro da sociedade.
Etnologia é o estudo do povo, do ser humano estud
a as varias formas de se aprender de interpretar e a comparação entre as mais diversas culturas existentes.
Lingüística estuda as formas de linguagens diferentes que existem, tais como as dos indígenas, como a de países europeus, esta relacionada à cultura porque há grandes diversidades de línguas sempre esta acompanhada de uma grande variedade cultural de estruturada e definida de uma forma diferente da outra.

Folclore.
Folclore: (lendas, crenças, danças, brincadeiras infa
ntis e simpatias) definimos como um dos campos de investigação da antropologia cultural, estudando a cultura espontânea da sociedade rural e urbana. É uma ciência socioantropológica que estuda os aspectos da cultura humana e preocupa-se com fatos da cultura material e espiritual e espontânea, que determina algumas funções, pesquisando cientificamente com suas próprias técnicas e métodos para se obter a resposta desejada.

Antropologia social.
Estuda toda a estrutura social e os processos culturais como principais interesses nas sociedades e instituições.
O antropólogo estuda as diferenças existentes entre grupos humanos preocupando-se em conhecer suas regras, levando em consideração o aspecto político, social, familiar, econômico, religioso e jurídico, que os compreendemos através de c
omparações feitas com os demais grupos sociais.

Ciência a fins.
Considerada a mais jovem das ciências, a Antropologia teve que esperar o desenvolvimento que está ligado às disciplinas, para que pudesse desenvolver-se.
Podemos afirmar que só depois do estudo complexo da evolução humana ficou sendo considerada uma ciência humana.

Conceito Antropológico.

Foi através da utilização de símbolos que nossos ancestrais desenvolveram suas técnicas de comunicação. Sem os símbolos não haveria como fazer os estudos sobre a origem do ser humano e suas culturas, e o homem seriam apenas mais um animal e não um ser.
Através desse comportamento simbólico que o “homo” passou a ser considerado um ser humano, ou seja, o homem a espécie predominante do mundo, porque é capaz de se adaptar a qualquer habitat.


Acadêmico: Alan Vinicius Scariot e Adauto França.

Nenhum comentário: