quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Platão.

"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias"


Importante filósofo grego talvez, um dos mais críticos democráticos de sua época. Considerado um dos principais pensadores que influenciaram a filosofia ocidental ainda sustentada nas idéias dos pensamentos socráticos. Nasceu em Atenas, vindo de uma família tradicional, seu nome verdadeiro Aristócles, era em homenagem ao avô. Começou seus estudos filosóficos aos 20 anos, com o mestre Sócrates, tornando-se seu seguidor. Após a morte de Sócrates; passou vários anos viajando, conhecendo novos lugares. Uniu-se aos outros socráticos, aprimorando cada vez mais seus conhecimentos. Em 387A. C. fundou sua academia; esta se tornou muito famosa, no qual filósofos renomados passaram por ela Seu objetivo era de reconstruir as idéias desenvolvidas. Sua filosofia teve grande influencia, pois abrangia variados temas como valores éticos, políticos, metafísicos e teoria do conhecimento.
Platão, apelido dado, por possivelmente apresentar um corpo atlético, ombros largos ou simplesmente por sua sabedoria. Um fato interessante a ser mencionado deste filósofo é que foi um dos principais defensores aos direitos das mulheres, pois acreditava que elas poderiam exercer papel importante na vida social e civil, beneficiando a elas com o direito ao aprendizado para que pudesse ser preparada á responsabilidades civis. As linhas filosóficas de Platão eram sustentadas por duas Teorias: Teoria das Idéias e Teoria das formas.
A teoria das idéias segundo ele vem do fato de que tudo que conhecemos, é na verdade um mundo invisível, ou seja, aquilo que nossos olhos enxergam é apenas uma cópia
imperfeita de nossas idéias. Aristóteles interpretou essas idéias como aquilo que se dá sentido as coisas; sendo pura e perfeita. E a Teoria das formas, se refere a tudo aquilo pelo qual nos é atribuído pelos nossos sentidos. Segundo ele o nosso corpo impede que a nossa alma nos transporte no mundo de idéias puras. Para uma explicação melhor de como tudo isso ocorre, ele recorreu a um Mito, no qual diz que antes de nascermos a nossa alma se encontra num mundo de idéias, e que ao nascer essa alma é transportada á terra, e devido ao impacto tudo é esquecido, e que só é lembrado quando esse objeto adere a diversas formas, recordando então a idéia desse objeto. Platão usou os mitos para explicar através de seus diálogos uma forma de discussão, que nos fizesse pensar; buscando na dialética a prática do conhecimento adquirido.
Platão morreu em 347 A.C., mas quase todas suas obras se tornaram reconhecidas. Dentre as principais podem ser destacadas: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, em que fala do amor de uma forma dialética; e A República, onde fala sobre a política grega, a ética, e o funcionamento das cidades, destacando a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma. Segundo Platão o conhecimento é estabelecido pela ligação dos seguintes princípios básicos; desejo, emoção e inteligência. E o estudo desse conhecimento é provido do saber através da inteligência e do amor.

PLATÃO - MITO DA CAVERNA

IMAGEM QUE EXPLICA: TEORIA DAS IDÉIAS E FORMAS

O Mito da Caverna é uma das mais elucidativas imagens da filosofia para descrever a condição humana. Para Platão, todos nós estamos condenados a ver cópias irreais e tomá-las como verdadeiras. Essa crítica, escrita há quase 2500 anos atrás, inspira várias reflexões acerca da realidade e da possibilidade do conhecimento.
O Mito relata que homens acorrentados desde o nascimento ao visualizarem sombras no fundo de uma caverna, as tomam por toda a realidade de fato. Até o dia em que um deles vê o que existe fora da caverna, e compreende que tudo o que conheciam dentro da caverna não passava de sombras de coisas verdadeiramente reais. A estas coisas reais ele chamou de idéias ou formas.

Acadêmica: Josélia Pereira da Silva.

Nenhum comentário: