quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Platão!

Platão importante filósofo grego, nascido em Atenas filho de uma família aristocrática, cujo nome verdadeiro Aristocles que o recebeu em homenagem ao seu avô. Sua iniciação teve inicio aos seus 20 anos através do contato com outro renomado filósofo grego Sócrates. Fundou em 387 A.C a academia de filosofia no qual seu propósito era desenvolver as idéias e pensamentos socráticos. Tornou-se então respeitado sendo convidado pelo Rei Dionísio para ensinar filosofia à corte. Foi um dos maiores críticos da democracia no seu tempo.

O apelido Platão originou-se quase que certo de seu porte físico forte e vigoroso, que o fez receber homenagens por seus feitos atléticos na juventude. Para ele o desenvolver do conhecimento humano adquire-se de três pontos principais: desejo, emoção e conhecimento, que fluem do baixo ventre, coração e cabeça respectivamente. Essas fontes seriam forças presentes em diferentes graus de distribuição nos indivíduos.

Pode-se dizer que a realidade se divide no mundo dos sentidos e das idéias. A primeira parte é o mundo dos sentidos, do qual não podemos ter senão um conhecimento aproximado ou imperfeito, já que para tanto fazemos uso de nossos cinco sentidos.

Neste mundo dos sentidos, tudo "flui" e, consequentemente, nada é inacabável as coisas simplesmente surgem e desaparecem.

Já no mundo das idéias, podemos chegar a ter um conhecimento seguro, se para tanto fizermos uso de nossa razão. Este mundo das idéias não pode, portanto, ser conhecido através dos sentidos, às idéias são eternas e imutáveis.

As obras mais importantes a serem destacadas por este filósofo são: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialética; e A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.


Acadêmicos: Handerson Luis Correia, Miryelen Tamyres de Mattos Cerqueira
josélia Pereira da Silva


Leia também sobre os filósofos:



Nenhum comentário: