quinta-feira, 7 de agosto de 2008

SANTO AGOSTINHO


Santo Agostinho filho de família burguesa nascido em Tagaste em 354 a.c hoje atual Argélia, cujo pai era pagão e mãe cristã, que exercia forte influencia religiosa sobre filho.

Com os ensinamentos cristãos e os incentivos de sua mãe santo agostinho parte para uma viagem a Cartago a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos. Mas em meio a essa viagem ele se desprende de suas idéias e cai em tentações amorosas que segundo ele é a perdição de qualquer ideal a se alcançar. E assim devido a essa nova situação ele acaba se entregando ao maniqueísmo que não diferenciava a realidade entre o bem e o mal.

Depois de abrir uma escola e pregar o maniqueísmo por um longo período ele decide abandonar definitivamente esse ensinamento.

E assim abraçado à filosofia que ao começo de sua historia ensinou-o a espiritualidade de Deus ele retorna a Tagasta.

E com isso começa a pregar a doutrina divina aos fiéis, e devido a sua experiência entre o bem e o mal e a sua nova maneira de apresentar e expressar suas idéias, fez com que ele se tornasse um dos maiores pensadores e filósofos da filosofia da idade média.

Durante esse período santo agostinho foi um dos principais responsáveis pela síntese entre filosofia clássica e o cristianismo, entretanto tinha como foco a relação entre a fé e a razão, ou seja, nada pode a fé sem a razão para auxiliá-la.

Portanto ao apresentar suas idéias sobre a iluminação divina ele simplesmente tentava mostrar ao leitor que os problemas de DEUS e da Alma, são as soluções para os problemas da vida.

Dentre as suas obras as que mais se destacam são: Contra os Acadêmicos (386), Solilóquios (387), do Livre Arbítrio (388-395), de Magistro (389), Confissões (400), Espírito e Letra (412), A Cidade de Deus (413-426) e As Retratações (413-426).


Acadêmico: Handerson Luis Correia.


Bibliografia:

http://www.mundodosfilosofos.com.br/agostinho.htm

http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/ebook_hist_idpedag/Cap%2013%20Santo%20Agostinho.pdf

http://www.agustinosrecoletos.com/estaticos/view/3/55?lang=pt_PT

http://www.beatrix.pro.br/educacao/agostinho.htm


Nenhum comentário: