domingo, 10 de agosto de 2008

TRÂNSITO UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO

Juara fundada no ano de 1971, localizada ao Norte do estado de Mato Grosso possui uma população de 45.000 habitantes rodeada por pequenos municípios como: Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã entre outros, com uma área de 21.387 km², se localiza a 730 km da capital.
Sua economia é voltada para o setor madeireiro e a agropecuária que para a nossa cidade é indispensável.
Vale ressaltar que os primeiros colonos a se instalarem na cidade vieram por meio de barcos pelo seu principal rio o Rio Arinos, que décadas atrás era o principal meio de transporte fluvial e que por sua vez é muito importante para a população que moram nas zonas rurais, pois o uso da pesca é utilizado para seu próprio sustento.
Como em grandes centros como a capital Cuiabá, podemos contar com vários órgãos públicos como: Fórum, Escolas Estaduais, Posto de Saúde, Hospitais, Centro Cultural entre muitos outros.
Por possuir uma área territorial de 21.387 km² muitas ruas não são asfaltadas e por sua vez causando muitos acidentes e com isso prejudicando a saúde da população devido à poeira.
Não podemos deixar de citar que as principais ruas e avenidas da cidade possuem um fluxo muito grande de pessoas causando inúmeros acidentes.
A questão do trânsito que em qualquer lugar é um assunto que causa muita preocupação, pois a cada dia que passa a ocorrência de acidentes é muito alta, seja qual for o meio de transporte, moto, carro, bicicleta, etc.
Não é por falta orientação, pois a população e conscientizada todos os dias com através da mídia.
Acontecem muitos acidentes porque há muitos condutores é negligente que acham que o trânsito é como “brincar de carrinho”, que podem fazer o que quiser dirigir em estado de embriaguês, por exemplo, é um fato muito preocupante, pois na maioria das vezes quando acontecem acidentes quando não deixam seqüelas graves, causam até a morte de pessoas inocentes.
Para que houvesse uma redução dos acidentes foi decretada uma lei que proibe dirigir com qualquer teor de álcool no sangue essa lei se chama Lei Seca, é claro que com essa lei alterou o Código Nacional de Trânsito, e entrou em vigor no dia 20/06/2008, e é claro que foram provocadas muitas mudanças nos hábitos da população principalmente dos condutores de veículos e motocicletas.
Com a criação dessa lei diminuiu 30% dos acidentes causados por motoristas embriagados, mas mesmo com essa lei rígida que diz que não pode dirigir com qualquer teor de álcool no sangue, pois é crime e passa de homicídio culposo para doloso. E não pode dirigir durante um ano.
Para alguns pode ser uma bobagem essa lei, mas que pode melhorar a questão dos motoristas que dirigem alcoolizados, mas que na realidade não mudou muita coisa.
Muitos não acreditam que essa lei vá vigorar, porém vai punir aqueles que causam acidentes, o número de processos na justiça de homicídio doloroso já aumentou bastante. Mesmo com essa lei a população não se amedrontou, pois acham que a junção de bebida alcoólica e direção não causam nenhum problema.
A tolerância é zero. Antes de ser aprovada a lei podia ser ingerida até 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. O que a lei impôs é que não venha a ser ingerido nenhuma grama de álcool, mas como a regulamentação ainda esta em andamento a tolerância para ser ingerido só 0,2 grama de álcool.
O tempo em que o álcool permanece no organismo varia de uma pessoa para outra, mas mesmo que se espere algum tempo para se pegar a estrada de novo ainda pode ser detectada o álcool no organismo. O índice de álcool vai ser avaliado por fiscais de Trânsito e agentes da policia. Para detectar o teor existente no organismo da pessoa, eles serão sujeitos a passar pelo teste do bafômetro que é obrigatório, e quem se recusar poderá levar uma multa e perder pontos na carteira.
Portanto devemos ser mais conscientes e ver ao nosso redor que acontecem muitos acidentes e que não fazemos nada pra melhorar.




Veja as Porcentagem de cada bebida que seja ingerida

Acadêmica Leticia Barbosa.


Página Inicial

Nenhum comentário: