quinta-feira, 7 de agosto de 2008

As idéias de Durkheim

Para ele os problemas sociais entre os trabalhadores e empresários teriam de ser resolvidos dentro da ordem e do progresso.
Segundo Durkheim, a sociedade é um conjunto de normas, de ações, pensamentos e sentimentos acadêmicos que não existem apenas na consciência dos indivíduos, mas não construída exteriormente.
Os fatos sociais são justamente essas regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais consistem em idéias, normas ou regras criadas pela coletividade e já existem fora de nós quando nascemos.
E com todas essas regras, idéias e normas havendo a desobediência o transgressor será punido pelo grupo.
O indivíduo não nasce sabendo de suas obrigações e responsabilidade perante a sociedade.
As crianças e os adolescentes aprendem com os pais a cultura que eles adquiriram ao longo de sua vida.
Durkheim propõem um método para a sociedade que os pesquisadores analisaram os fatos sociais como se fossem coisas que existem independentemente de nossas idéias, vontade e sentimentos.


Augusto Conte (Positivismo)

Augusto Conte um positivista que influenciou grandemente a formação na republica do Brasil. Tanto que o lema da bandeira brasileira é Ordem e Progresso, foi inspirado na doutrina desse filósofo Frances.

Sociologia é a ciência no qual estão subordinadas as demais ciências. Alem disso para Conte a sociologia deve promover uma organização mais progressiva e livre do espírito ou natureza humana e da sociedade. Portanto, tem no seu interior uma instancia moral.


As idéias de Weber

Marx Weber de 1864-1920 defende que os fenômenos sociais devem ser analisados a partir do indivíduo.
Para ele estudar diversos aspectos da sociedade, a partir teoria positivista não é suficiente para compreender as coisas que acontece e suas conseqüências.
Weber propõe uma interpretação da realidade do motivo ou do sentido que o individuo da as suas ações. Isso significa que só existe algo na sociedade quando o indivíduo da sentido para as coisas que acontece.
Para Weber ação social é “todo tipo de ação que envolve alguma orientação baseada no outro.
Com Weber podemos aprender determinados fenômenos sociais relacionados à religião, a economia, a política entre outros, tendo um olhar compreensivo a partir da subjetividade. Weber prioriza uma metodologia qualitativa tendo em vista o individuo e suas ações sociais.
Marx Weber nos oferece uma forma de olhar interpretativo para procurarmos compreender os motivos que os levam ao vandalismo.

Para sabermos mais sobre o vandalismo e suas causas o olhar do sociólogo deve ser mais profundo a partir de diversos aspectos tais como: cultural, social, econômico, político entre outros.

Weber conclui que o capitalismo e o protestantismo tinham uma relação estreita.


As idéias de Karl Marx

Marx mudou radicalmente a historia da humanidade.
O mais importante trabalho de Marx foi o artigo sobre a crítica do filósofo Hegel em 1844.
Marx tinha uma visão invertida de Hegel, ele dizia que Hegel tinha posto o homem de ponta-cabeça.

Com as lutas proletárias seus pensamentos engajados tiveram três fontes sendo elas: a Economia Política Inglesa, o socialismo Francês e a filosofia alemã.

Uma das grandes obras de Marx é o “capital”, que trata da analise de sociedade capitalista.


Acadêmicos: Lucinéia Neves, Mirian Nascimento e Renato Serra.





3 comentários:

Anônimo disse...

foi otimo essa postagem me ajudou muito

Anônimo disse...

Parece que todos estes sociólogos contribuiram um pouco para a comprensão da sociedade.Muitos deles não necessariamente se contradizem, mas se completam.

Anônimo disse...

Entendo, assim como alguns sociólogos, que a sociedade se apresenta como um organismo... tudo deve trabalhar em perfeito equilíbrio, e se algo se encontra desbalanceado, isto faz com que todo o resto da estrutura também seja posto em risco... Isso acontece com a sociedade comtemporânea.